(Foto: Rodger Timm)

A Rústica do Mate, realizada pela primeira vez na Turismate, procurou incentivar a prática esportiva e o turismo durante o evento. A atividade aconteceu na manhã do domingo, dia 19, e contou com a participação de 96 atletas oriundos de várias cidades do Rio Grande do Sul. A largada ocorreu às 9h do Parque do Ibama. Em seguida os participantes contornaram o Lago Verde e depois retornaram ao Parque. O trajeto foi de 5km.

O advogado Jaime Mattos e a esposa Andrea Barros, que é promotora de justiça, saíram de Estrela especialmente para a Rústica. A prática de esportes já se tornou um hábito na vida do casal. “Em nove de março eu tinha 137,6 quilos. Comecei a fazer um treinamento com um coach em emagrecimento. 194 dias depois atingi minha meta que era perder 78 quilos. Uma das ferramentas usadas para emagrecer foi o exercício físico e a corrida. A corrida é o esporte mais democrático que existe, pois não exige nada, apenas um par de tênis e disposição. Agora a meta é continuar o resto da vida correndo”, ressalta o advogado. Andrea encarou uma corrida de cinco quilômetros pela primeira vez. Ela já perdeu 21 quilos e aproveitou a Rústica do Mate para eliminar as 600 gramas que ainda faltavam para atingir a meta. No final da corrida comemorou a conclusão da prova e o primeiro lugar na categoria feminino 45 a 49 anos.

Outro exemplo de superação é Juliander Roncatto de apenas 19 anos. O jovem ficou em primeiro lugar na categoria 16 a 19 anos. Morador de Nova Prata, ele não desanimou com a distância até Ilópolis e trouxe mais amigos para participar. “Valeu a pena a dedicação. A Rústica do Mate teve um trajeto bem diferente, com paisagens muito bonitas. Mesmo correndo consegui apreciar o Lago Verde, que por sinal, é muito extenso. O percurso foi muito bem sinalizado e, além disso, adorei o troféu”.

Cinco quilômetros foram percorridos (Foto: Rodger Timm)

A Rústica serviu de preparação para a corrida de 24 horas que Roncatto pretende fazer em Santa Maria no ano que vem. Outro fator motivacional é a família. “O meu pai corria, mas sofreu um acidente e ficou tetraplégico. Por causa dele eu procuro participar destas competições, pois sei que ele fica orgulhoso por saber que estou me dedicando”.

Roncatto esteve em Ilópolis acompanhado da família Favaretto, que também participou da Rústica. Eles saíram às 5h30min de Nova Prata. Lairton e Solange Favaretto, são pais da pequena Rafaele, de 6 anos, que participou da corrida das crianças. “Ela adora correr. Hoje completou 43 corridas e está se preparando para um circuito no Paraná” conta a mãe com muito orgulho.

Lairton ficou em 3º lugar na categoria geral dos homens. “A Rústica foi ótima, perfeita, muito bem organizada. A Rafaele amou a cidade e até disse que quer morar aqui”, acrescenta o competidor.

Na categoria 60 anos ou mais, o primeiro lugar foi para Alvides Debona, que tem 60 anos, e é de Encantado. “Estou muito feliz, faço corrida há quatro anos. Iniciei com um treino bem forte, fiz exames de saúde e fui liberado para praticar exercícios físicos. Sinto-me muito bem fisicamente e muito melhor depois das corridas”.

A organizadora, Bruna Baratto, comemorou o sucesso da atividade. “Inserimos a Rústica na Turismate e isso ajudou a trazer mais público para o evento. Foi uma forma de integrar o esporte, o turismo e o evento, pois os corredores saíram do Parque e passaram pelo Lago verde, que é um dos nossos pontos turísticos. Além disso, as crianças ficaram muito felizes por ganhar medalhas, e os adultos saíram realizados com as mudas de erva-mate que receberam do Projeto Travessia Atitudes Sustentáveis”.

A 8ª edição da Turismate é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Ilópolis (ACI-I). Conta com a organização da Lume Eventos e tem o patrocínio confirmado da Prefeitura de Ilópolis, Gráfica Cometa, Fundomate, Ibramate, Sicredi, Banrisul, BRDE e o apoio de Dorigon Produtos de Limpeza, Posto Coser, Supermercado Aurora, Camilotti Pneus, Posto Fórmula, Corsan, Banco do Brasil, BalCa, Cerfox, Afubra, Scobar Material Elétrico, Erva-Mate Rei Verde, APL de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, Emater/RS, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, AA Erva Mate e Sindimate. O evento tem entrada gratuita.

Texto: Ascom Turismate