A programação da Festa da Erva-Mate – Turismate, que ocorre no mês de novembro no Parque do Ibama, define seus últimos detalhes. Uma das atividades da feira é o Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, que será realizado no dia 15 de novembro.

Tendo como tema central “A cadeia produtiva da erva-mate e visão de futuro”, o evento destina-se a produtores rurais, ervateiros, membros de entidades representativas do setor ervateiro, autoridades municipais e estaduais, técnicos, estudantes e público em geral. A promoção é da prefeitura de Ilópolis, Secretaria de Agricultura, Emater, AAErva-Mate, Sindimate e Ibramate.

Entre os assuntos a serem abordados neste evento técnico estão o custo de produção da erva-mate, certificação florestal, boas práticas de produção da erva-mate, adubação orgânica, entre outros. A relação completa dos palestrantes deve ser definida nos próximos dias.

Conforme o secretário de Agricultura do município e responsável pela organização do congresso técnico, Jurandir Marques, a programação foi planejada em torno de garantir uma visão de futuro ao setor ervateiro. “É pensando na qualidade da erva-mate que o produtor oferecerá ao consumidor que buscamos prepará-los de diversas maneiras. Entre elas está o congresso técnico, assim como os cursos que vêm sendo realizados, como o de rastreabilidade e de Boas Práticas Agrícolas. Isso é essencial para que possam competir com qualidade no mercado”.