Feira que ocorre de 15 a 17 de novembro no Parque do Ibama tem como principal objetivo divulgar o setor ervateiro e o potencial turístico do município  

 

            Com o intuito de evidenciar o potencial turístico de Ilópolis, a Turismate foi lançada oficialmente na noite de sexta-feira, dia 27 de setembro. Convidados e imprensa regional foram recepcionados no Complexo Arquitetônico do Museu do Pão para apresentar a programação oficial da festa que ocorre de 15 a 17 de novembro de 2019 no Parque do Ibama.

Com entrada gratuita nos três dias, a festa tem como principal objetivo divulgar a matéria-prima de Ilópolis, a erva-mate e o potencial turístico do município. Conta com diversos segmentos da cadeia produtiva da erva-mate, englobando feira comercial, industrial, de serviços e agronegócios, agroindústrias, artesanato, gastronomia, turismo, eventos técnicos, shows e apresentações artísticas e culturais.

“A Turismate tem como ponto principal valorizar o setor ervateiro, divulgar a nossa erva-mate e o município, já que Ilópolis é conhecida pela qualidade e sabor da erva-mate”, destaca o prefeito Edmar Pedro Rovadoschi.

Presidente da Comissão Organizadora e vice-prefeito de Ilópolis, Fernando Dapont convida toda a comunidade e região a prestigiarem o evento, que conta com o empenho de diversas pessoas comprometidas para mais uma realização da Turismate. “Todos estão convidados a conhecer um pouco da matéria-prima que move a economia do município, a erva-mate. Queremos mostrar a força do setor ervateiro de Ilópolis e região, que se preocupa cada vez mais com a qualidade da erva-mate”.

A noite também foi de apresentação do vídeo institucional do município, evidenciando sua economia, belezas naturais e potencial turístico.

 

Soberanas apresentam traje oficial e intensificarão divulgação

Nas cores verde, marrom e dourado a rainha Kellen Castro, e as princesas Carolina Dalberto Bertuol e Eduarda Vescovi, apresentaram os trajes oficiais desenvolvidos pelo estilista Odacir Ceccon, da Ciatex de Passo Fundo. A confecção ficou sob a responsabilidade da costureira Zélia Borille, de Arvorezinha.

A primeira-dama Eliane Salva Rovadoschi, que coordenou a confecção, revela que o traje oficial foi pensado a partir de uma proposta inovadora para evidenciar, por meio das cores, a cultura, a economia, a beleza e a essência do povo ilopolitano.

A escolha por tecidos nobres para a confecção dos vestidos, resulta na cor verde que representa a erva-mate, fonte de riqueza cultural, econômica e histórica de Ilópolis. A combinação perfeita de solo, clima e altitude é a responsável pelo município produzir a melhor erva-mate do Brasil.

A cor marrom representa a terra, manifesta a força que vem do trabalho de todos os envolvidos na cadeia produtiva da erva-mate e de todo trabalho do povo ilopolitano.

O dourado que enaltece a riqueza do município e evidencia seu patrimônio cultural, natural e humano.

Eliane destaca que o conjunto de cores dos vestidos enaltece o chimarrão, bebida símbolo do Rio Grande do Sul, cevado com a melhor erva-mate que é produzida em Ilópolis. “Partilhar chimarrão é fortalecer um laço de hospitalidade e amizade”, reforçou.

A agenda das soberanas até a Turismate estará voltada à divulgação do principal evento que é realizado no município, convidando autoridades, passando nos veículos de comunicação e eventos que ocorrem em toda a região.

 

Show nacional com Henrique e Diego será grande atração da Turismate

 

A dupla Henrique e Diego se apresenta no Parque do Ibama às 20h30min do domingo, 17 de novembro. Formada em 2005 pelos amigos Luiz Henrique Teixeira e Diego Barros da Silva, ambos nascidos em Cuiabá, os jovens iniciaram na vida artística separadamente.

Porém, o encontro dos dois ocorreu ainda em 1998, quando Henrique foi convidado por amigos a participar da banda de pagode “Jeito de ser”. Pouco tempo depois, Diego também integrou a banda. Em 2005 decidiram abandonar o grupo e criaram a dupla sertaneja.

Entre os grandes sucessos da dupla estão as músicas Espelho Meu, Raspão, Suíte 14, entre outros, em hits que incluem parcerias com Simone e Simaria, MC Guimê e Gusttavo Lima.

Cácio e Marcos é outra dupla sertaneja confirmada. Formada na cidade de Serra (ES) no ano de 2009, a dupla sobe ao palco no primeiro dia da feira, às 21h. Eles são reconhecidos por serem a primeira dupla que começou a formar um novo ritmo chamado funknejo, mistura de sertanejo universitário e funk.

            No sábado, dia 16, às 18h, Jackson Machado sobe ao palco. Nascido em Torres, o cantor é outra atração confirmada na Turismate. Cantor, músico e compositor, Jackson Machado tem mais de dez anos de carreira.

Iniciou em 2003, a convite de um empresário. Em 2012 participou do programa Ídolos, da Rede Record, considerado pelo programa um dos 20 melhores cantores do País.

Com um repertório diversificado e animado, leva ao público o melhor do sertanejo universitário e de raiz. Entre seus sucessos estão as músicas Reconciliação, Fama de Louco, Na Hora de Falar Tchau, entre outros.

 

Congresso técnico destaca o futuro da erva-mate

Ervateiros, produtores rurais, membros de entidades representativas do setor e demais interessados participam do Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-mate. O evento técnico, a ser realizado no dia 15 de novembro, terá como tema central “A cadeia produtiva da erva-mate e visão de futuro”. Com a coordenação do secretário de Agricultura de Ilópolis, Jurandir Marques, o congresso abordará diversos assuntos relacionados ao futuro do setor ervateiro.

“O congresso técnico para nós é muito importante. Convidamos pessoas envolvidas com o setor ervateiro para falar sobre assuntos relacionados à erva-mate, como a questão da certificação florestal, onde se tem um potencial enorme e uma demanda por parte do consumidor querendo um produto rastreado. Dentro do evento técnico será abordado o aproveitamento do potencial da erva-mate no ecoturismo ou no turismo, com o palestrante Diego Zenker”.

Uma das inovações, segundo Jurandir, é o relato de experiências de ervateiros e produtores, apresentando os cases de sucesso de pessoas bem-sucedidas no setor ervateiro. “O congresso técnico da erva-mate está voltado a mostrar para o consumidor e atores da cadeia produtiva da erva-mate de que nós estamos nos preparando hoje para o amanhã, que é oferecer uma produção de erva-mate com qualidade”.

 

Atrações para toda a família

Durante os três dias de feira os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a erva-mate, no Processo Histórico da Erva-mate que será apresentado por atores em seis etapas, que vão desde a época do índio até os dias atuais. Também haverá parque de diversões, passeio de helicóptero, sax com Edson Thomazini, oficina de pintura com Paulo Gobo e workshop de acordeom.

No domingo, dia 17, a programação contará com atividades que incentivam a prática esportiva e o turismo, como a Rústica do Mate e o Pedal do Mate, com início às 8h.

No dia também haverá a inauguração do Caminho Autoguiado de Ilópolis, uma iniciativa do projeto Passeios na Colônia e Amturvales, para incentivar o turismo rural. A experiência permite que os caminhantes percorram um trajeto específico, sem o auxílio de condutores, orientando-se apenas por placas indicativas. O caminho proporciona que os participantes possam contemplar belas paisagens naturais, matas nativas e áreas históricas.

 

Rota Turística Estadual da Erva-mate

 

O intuito de evidenciar o potencial turístico do setor ervateiro e incluir o Polo Ervateiro do Alto do Vale do Taquari na Rota Turística Estadual da Erva-mate também será um dos destaques da Turismate.

Na abertura do evento, no dia 15, serão entregues aos secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e ao governador do Estado Eduardo Leite, a cooperação e o pedido de inclusão da rota da erva-mate como roteiro do Estado.

A Turismate é uma realização da Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-mate) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e organização da Global Entretenimentos.

 

 

Programação do Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-mate

Dia 15 de novembro

7h15min – Recepção e inscrições

8h – Abertura Oficial    

8h30min – Palestra- Custo de Produção da Erva-mate, com o engenheiro agrônomo Marcio Renan Weber Schorr (Conab/ Sureg-RS)    

9h30min – Intervalo para chimarrão

9h45min – Certificação florestal com o biólogo Pablo Silva do Departamento de Biodiversidade da Sema

10h45min – Boas Práticas de Fabricação da Erva-mate com o engenheiro agrônomo da Emater, Cezar Burille

11h45min – Entrega de certificado

12h30min – Almoço

13h30min – Rotas turísticas da erva-mate com Diego Zenker (Sebrae)

14h30min – Relato de experiência em erva-mate com as ervateiras Ximango e Valério e Polli Fertilizantes Especiais

16h15min – Intervalo para chimarrão

16h30min – Encerramento e entrega de certificado

 

 

 

Programação da 9ª Festa da Erva-mate (Turismate)

Sexta-feira – 15 de novembro

Abertura do Parque de Exposição e visitação à Feira

Congresso Estadual da Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-Mate

14h – Teatro de bonecos – O sítio do pica-pau amarelo

15h – Festival de Talentos

16h – Teatro de bonecos – Enquanto a noite não chega

Encontro G10 – Prefeitos, Primeiras-damas e Soberanas

19h – Abertura oficial

20h – Orquestra de Serafina Corrêa

21h – Show Cácio e Marcos

22h – Fechamento da visitação da Feira e do Parque de Exposição

Sábado – 16 de novembro

Abertura do Parque de Exposição e visitação à Feira

Concurso Ilex Gourmet

14h – Baile da Terceira Idade – Banda Estrela Negra

16h – Serata italiana – Coral: La Voce Del Mate e Grupo Vanti In Drio

18h – Show com Jackson Machado

19h30min – Musical Corpo e Alma

21h30min – Musical Passarela

22h – Fechamento da visitação da Feira e do Parque de Exposição

Domingo – 17 de novembro

8h – Rústica do Mate

Pedal do Mate

Caminho Autoguiado

Encontro de Toyotas

Oficinas de Gastronomia

Abertura do Parque de Exposição e visitação à Feira

13h30min – Show kids

14h30min – CTG Querência do Mate

15h30min – Show Cultural Grupo Manotaço

17h – Cia de Arte Caipaguarás

18h – Banda Estrela Negra

19h – Encerramento oficial

20h30min – Show nacional com Henrique e Diego

22h – Fechamento da visitação da Feira e do Pa