Festa que tem por objetivo divulgar a erva-mate ocorre no próximo final de semana no Parque do Ibama

 

Faltando exatamente uma semana para a 9ª Turismate, o município de Ilópolis se prepara para acolher os visitantes de 15 a 17 de novembro no Parque do Ibama. A Festa da Erva-mate deve atrair mais de 50 mil pessoas durante os três dias de feira.

Com entrada gratuita, a programação contará palestras técnicas, shows, entretenimento, feiras comercial e industrial, além de atrações para toda a família. Mais de cem expositores entre ervateiras, agroindústrias, lojas de confecção, artigos e bazar, maquinário e caminhões, praça de alimentação e outros poderão ser visitados.

E já que o intuito da Festa da Erva-mate é divulgar a matéria-prima produzida na região, o salão da erva-mate estará evidenciado com a participação de 15 ervateiras, sendo 14 de Ilópolis.

As atividades iniciam na sexta-feira com o IV Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-mate – “Novos produtos e tecnologias”. O evento técnico que se estende até às 17h abordará temas como certificação agroflorestal, rotas turísticas da erva-mate, custo de produção da erva-mate, além de relatos de experiências.

A gastronomia também estará evidenciada por meio do Concurso Gastronômico Ilex Gourmet, que usará a erva-mate como ingrediente base de receitas de alta gastronomia, em preparos de doces e salgados. O concurso tem como objetivo valorizar ainda mais a matéria-prima que movimenta a economia e cultura da região.

 

Shows e atrações para a família

                Além da visitação aos estandes, a população está convidada a prestigiar as atrações culturais, artísticas e shows da Festa da Erva-mate. Um dos destaques desta edição será o show nacional com a dupla Henrique e Diego no domingo, 17, às 20h30min. O evento contará ainda com o show da dupla Cacio e Marcos na sexta-feira, 15, às 21h e no sábado, às 21h30min, a apresentação será do cantor Jackson Machado. Ambas as apresentações ocorrem no palco principal.

Shows infantis, apresentações das invernadas do CTG Querência do Mate, corais e bandas, além de baile da terceira idade integram a programação da Festa da Erva-mate. Na sexta-feira, dia 15, os pequenos podem acompanhar os teatros de bonecos, sendo às 14h com “O sítio do pica-pau amarelo” e às 16h com a apresentação “Enquanto a noite não chega” que ocorrem no palco principal.

No domingo, 15, às 13h30min tem o show infantil com o Festival Kids no palco principal com duração de cerca de 60 minutos. Personagens infantis como Frozen, Patrulha Canina, Bonecas LOL, Bob Esponja e outros farão a alegria dos pequenos.

 

Apresentação da reconstrução do processo histórico da erva-mate

Quem participar da 9ª Turismate poderá conhecer o processo histórico da erva-mate, que pelo segundo ano será apresentado por atores.  As apresentações ocorrerão durante os três dias, das 10h às 12h e das 14h às 16h. O projeto conta a história da erva-mate desde a época do índio até a atualidade.

Dividido em seis estações, os visitantes da feira poderão entender de forma prática o processo

 

histórico da erva-mate, que será encenado por uma turma de atores durante os três dias d

o evento.

O espaço passou por uma revitalização recentemente, pois com o passar do tempo e a exposição direta no sol e chuva, fizeram com que as madeiras e folhas de coqueiro existentes no local se deteriorassem.

 

Atividades em meio à natureza

                Para os apreciadores de atividades em meio à natureza e de exercícios físicos, a 9ª Turismate terá Pedal da Turismate, Rústica do Mate e a inauguração do Caminho Autoguiado. Ambas as atividades serão realizadas no domingo, 17.

O 2º Pedal da Turismate terá sua largada às 8h do Parque de Rodeios de Ilópolis. O percurso de 30 quilômetros passará em meio aos ervais, Linha São Brás, Linha Santo Antão, Ervateira Safra, Linha Santa Lúcia, São José, Gramadinho, Ervateira Amizade e Lago Verde.

A prática de atividade física se evidencia com a 3ª Rústica do Mate, onde os interessados podem participar tanto na modalidade caminhada quanto corrida. Ambas as saídas ocorrem no Parque do Ibama, sendo que a da caminhada será às 8h30min e da corrida às 9h15min. O percurso de cinco quilômetros será feito em torno no Lago Verde.

Já para os apreciadores das belezas naturais, a opção é o Caminho Autoguiado que será inaugurado no município durante a festa. Com 21 quilômetros o trajeto destacará a cultura, gastronomia, religiosidade e hospitalidade do povo ilopolitano. A iniciativa permite que os caminhantes percorram o trajeto sem o auxílio de guias, orientando-se por placas indicativas.

A saída dos caminhantes ocorre na Praça Itália com passagem pelo Lago Verde, Cascata da Baleia, Capela São Cristóvão, Linha Usina, Capela Nossa Senhora das Graças em Linha Peca, Capela São Brás em Linha São Brás, Capela Santo Antão em Linha Santo Antão, encerrando no Lago Verde.