Quem chega a Ilópolis, conhecida como a cidade da erva-mate e da ecologia, logo sente a pureza do ar e encontra a majestosa imponência das araucárias, o cheiro da mata nativa com seus ervais e o encanto das flores que enfeitam as ruas, tudo em perfeita harmonia.  O patrimônio preservado, por meio da arquitetura italiana das casas construídas pelos imigrantes no início do século XX, fazem desse local um município de cultura viva.

Ilópolis, a maior produtora de erva-mate do Rio Grande do Sul, te espera nos dias 17, 18 e 19 de novembro, para confraternizar na 8ª Turismate – A Festa da Erva-Mate.

 

Alguns pontos turísticos da cidade:

Praça Itália Praça Itália

Inaugurada no dia 26 de dezembro de 1988, a Praça Itália está localizada no centro da cidade de Ilópolis. Sua arborização e sua estrutura propiciam momentos de lazer, constituindo-se em um local aconchegante e belo.

 

 

 

 

Quiosque da Praça Itália Quiosque da Praça Itália

É um importante ponto de apoio aos visitantes. O Quiosque tem um espaço privilegiado para o artesanato local, oferecendo aos visitantes e munícipes diferentes trabalhos de artesanato desenvolvidos pelos (as) Associados (as) da ARTEI – Associação dos Artesões Despertar da Arte. No local também encontra-se o Centro de Informações Turísticas.

 

 

 

Complexo Arquitetônico Museu do Pão Complexo Arquitetônico Museu do Pão

É formado pelo Museu do Pão, pela Escola de Panificação, pelo Moinho Colognese e pela Bodega. O Complexo está localizado no centro de Ilópolis. O Moinho Colognese, patrimônio que alavancou a construção do Complexo, foi construído em 1917 e encontra-se restaurado e em funcionamento.

 

 

 

 

Santuário-São-Paulo-ApostoloSantuário São Paulo Apóstolo

Localizado em frente à Praça Itália, na área central da cidade, o Santuário São Paulo Apóstolo foi o primeiro dedicado a este Santo no mundo. Este Santuário foi criado em 1º de janeiro de 2008 e decretado como sendo lugar privilegiado de Indulgência Plenária Permanente no dia 1º de janeiro de 2001.

 

 

 

Lago VerdeLago Verde

Localizado a menos de 1 quilômetro do perímetro urbano, é uma barragem artificial construída no início da década de 1940 para fornecer água a uma pequena usina hidrelétrica que funcionava no Município. Desativada em 1981, firmou-se como um dos mais belos cartões-postais de Ilópolis, recebendo posteriormente a denominação de “Lago Verde”.

 

 

 

Reconstrução do Processo Histórico da Erva-MateParque do Ibama – Reconstrução do Processo Histórico da Erva-Mate

O Parque do Ibama é uma área de 24 hectares, constituída basicamente de mata nativa e localizada no perímetro urbano. Sua principal finalidade é a produção de mudas de árvores nativas e exóticas, bem como a manutenção da área de preservação com manejo florestal. Também consiste em um ótimo local para passeios e atividades de recreação e lazer, uma vez que dispõe de infraestrutura adequada, bem como churrasqueira coberta, luz elétrica, campo de futebol e uma diversidade de caminhos onde é possível caminhar ou andar de bicicleta em meio às belas paisagens. Também abriga o roteiro turístico-cultural do Processo Histórico da Erva-Mate, o qual evidencia réplicas de equipamentos, imóveis e instrumentos utilizados no processo de produção da Erva-Mate, desde o ano de 1500 até a atualidade. A Trilha “Eco Parque” localiza-se no Parque do Ibama e possui espécies nativas da fauna e da flora.

 

Centro de Informações Turísticas

O Horário de Atendimento é de Terça-feira a Domingo, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30minmin.

Contato: informacaoturistica@ilopolis-rs.com.br | (51) 3774.1537

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *