Conheça o Processo Histórico da Erva-Mate

 

Local: Parque do Ibama- Centro- Ilópolis-RS

Visitação gratuita no seguintes horários:

Sexta-feira: das 10h às 11h30min e das 14h às 16h30min

Sábado e domingo: das 10h às 12h30min e das 14h às 17h

O Processo Histórico da Erva-Mate consiste na reconstituição em forma original das diversas técnicas de beneficiamento da erva-mate, desde o rudimentar método praticado pelos indígenas, até o moderno processo industrial utilizado na atualidade.

Organizado em seis etapas, resgata a história da Erva-Mate no Rio Grande do Sul e no Brasil, desde 1509 até a atualidade.

O processo é desenvolvido e executado pelas Ervateiras patrocinadoras de Ilópolis com apoio da Administração Municipal de Ilópolis e colaboradores.

Um grupo de atores, formado por membros da comunidade ilopolitana, irá apresentar as formas de extração, transporte, secagem, trituração, armazenamento, tipos de moradia e as formas de ingestão da erva-mate nesses 500 anos.

Em cada estação serão utilizados diferentes utensílios que demonstram as dificuldades e os avanços obtidos até a chegada da energia elétrica, que motivou o aparecimento de indústrias e o aumento da produção.

O roteiro, que termina com uma roda de chimarrão, tem uma distância de cerca de 500 metros. A duração pode variar de 30 minutos até uma hora, dependendo da curiosidade dos visitantes.