Grupo recebeu uma muda de erva-mate (Foto: Rodger Timm)

48 pessoas oriundas de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Estrela, Jaguarão e Marques de Souza participaram da caminhada nº 98 do projeto Passeios na Colônia. A atividade foi promovida pelo jornalista Alício Assunção e ocorreu no domingo (19) durante a programação da Turismate, em Ilópolis.

Os participantes foram recepcionados no Hotel Bonfanti, onde tomaram um delicioso café da manhã. Em seguida iniciaram a caminhada de 13 quilômetros do centro da cidade até a comunidade da Linha Santo Antão, onde almoçaram comidas típicas do interior e conheceram um pouco da história da Comunidade. Eles foram recebidos com muita música e alegria. Na parte da tarde o grupo participou da Turismate, no Parque do Ibama.

“Nunca havíamos realizado caminhadas junto com feiras. Esta foi a primeira vez que fizemos e isso influenciou para trazermos mais pessoas. O nosso objetivo é fazer uma caminhada contemplativa para conhecer novos lugares e promover a integração. Isso é bom para o espírito, o corpo e a alma. É um dia de contato com as coisas simples do interior”, explica o jornalista. Ele ainda acrescenta que a atividade ajuda a elevar a autoestima das comunidades.

Saiba mais:
O projeto Passeios na Colônia iniciou em novembro de 2011. Até o momento, 2500 pessoas participaram das caminhadas; foram visitadas 170 pequenas comunidades; 33 municípios; percorridos dois mil quilômetros e plantadas 1300 árvores.

A 8ª edição da Turismate é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Ilópolis (ACI-I). Conta com a organização da Lume Eventos e tem o patrocínio confirmado da Prefeitura de Ilópolis, Gráfica Cometa, Fundomate, Ibramate, Sicredi, Banrisul, BRDE e o apoio de Dorigon Produtos de Limpeza, Posto Coser, Supermercado Aurora, Camilotti Pneus, Posto Fórmula, Corsan, Banco do Brasil, BalCa, Cerfox, Afubra, Scobar Material Elétrico, Erva-Mate Rei Verde, APL de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, Emater/RS, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, AA Erva Mate e Sindimate. O evento tem entrada gratuita.

Texto: Ascom Turismate