A área do turismo está sendo evidenciada cada vez mais. Neste sentido, dentro da programação da Turismate ocorre a palestra Oportunidades no Turismo do Vale do Taquari. O intuito é ressaltar como os empreendimentos podem tirar proveito disso.

A palestra a ser realizada no dia 15 de novembro, será ministrada pelo gestor de projetos de turismo do Sebrae-RS, Diego Zenker ocorre no CTG Querência do Mate, às 13h30min. A programação integra o Congresso de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-mate.

Diego abordará o potencial do turismo no Vale do Taquari, além da força que a união entre os municípios regionais têm para propagar o turismo regional. “A erva-mate tem um papel fundamental para dar característica e prover singularidade ao destino. Pesquisas apontam que os turistas viajam primeiramente para ter uma nova experiência, depois para dormir bem e em terceiro para comer bem. Portanto, a erva-mate pode ser um indutor gastronômico para os turistas”.

O gestor de projetos do Sebrae destaca ainda que a cadeia da erva-mate é grande, forte e já está consolidada, já que a região é conhecida como grande produtora estadual. “Entretanto, a indústria (toda a cadeia) da erva-mate não virou seus olhos para agregar o turismo a essa indústria. E não seriam necessários grandes investimentos, basta trabalhar experiência com os visitantes de uma forma organizada”, afirma.

Para ele, os empreendedores de erva-mate estão deixando de ganhar dinheiro com o turismo, sendo que são pouquíssimos os que enxergam essa oportunidade e estão se dando bem. “Acredito que se todos os empreendimentos souberem tirar proveito do mote erva-mate, o turismo pode ter um grande crescimento. Não estou falando em grandes investimentos, mas nos pequenos detalhes”, enfatiza.

Inscrições podem ser feitas de forma gratuita pelo site www.sympla.com.br/palestra-oportunidades-no-turismo-do-vale-do-taquari__679160.